Os problemas que as pulgas podem trazer

As pulgas são insetos, que não possuem asas, e habitam como parasitas externos de animais silvestres, domésticos e do homem. Se alimentam do sangue do hospedeiro, transmitem doenças, e causam irritações cutâneas.

Podem sobreviver, dependendo da espécie, de dois meses a um ano sem se alimentar. Uma fêmea deposita de 200 a 600 ovos ao longo da vida, apenas com um acasalamento inicial – que acontece na pele do hospedeiro.

Após o acasalamento, ela deposita os ovos, que, por não serem pegajosos, caem no chão ou nos locais por onde o hospedeiro passar. Eles demoram de dois a doze dias para eclodir, porém, podem permanecer em forma de ovo por até um ano em baixas temperaturas.

Muitos desconhecem que a infestação por pulgas pode causar muito mais do que uma simples coceira. As pulgas podem causar danos diretos ou indiretos a saúde do animal.

Ressalta-se que no verão os problemas podem aumentar, pois, as pulgas encontram condições favoráveis para sua reprodução, ou seja, calor e umidade. Lembrando que a importância de combatê-la não deve ser feita somente no inverno e sim, durante o ano todo.

Algumas das doenças podem ser: dermatite alérgica, verminoses, anemia, transmissão de vírus, estresse, entre outras. Acredita-se ainda que os animais estressados, ficam ainda mais irritados, até agressivos, quando infestados por pulgas. A coceira pode fazer com que o animal não se alimente bem, e perca peso.

O problema pode se agravar em animais cardíacos ou com calcificações (bico de papagaio), devido ao esforço constante em se coçar, deixando-os exaustos e ofegantes.

Recomenda-se manter o ambiente higienizado, e o seu pet sempre saudável, limpo e o mais importante, vacinado, não esquecendo sempre de procurar orientações do médico veterinário, não tratando do animal sem o seu conhecimento.

Por : Marco Aurélio Campos Martins – Médico Veterinário

Acompanhe o nosso blog para saber mais sobre dicas pet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Entre em contato conosco!
Olá, em que podemos te ajudar?