março 17, 2020

Informações importantes sobre o Coronavírus

Em dezembro de 2019 na China, foram notificados casos de uma pneumonia atípica. Estudos iniciais indicavam que a doença era causada por um vírus  desconhecido. Hoje ele é chamado de sars-cov-2.

Vamos contar aqui o que já se sabe sobre o novo Coronavírus. Lembre-se que este é um novo vírus e o que já se sabe sobre ele hoje pode mudar no futuro.

O que é o Coronavírus e por que possui esse nome?

Coronavírus é um grande grupo de vírus. Eles têm um núcleo de material genético envolvido por picos de proteína. Isso dá ao vírus uma aparência de coroa.

Coroa em latim é corona. Por isso, os vírus são chamados assim. Existem diferentes tipos de coronavírus que causam problemas respiratórios e, por vezes, sintomas gastrointestinais. As doenças respiratórias podem ser desde um resfriado comum, até mesmo uma pneumonia.

Na maioria das pessoas, os sintomas podem ser leves. No entanto, existem alguns tipos de coronavírus que podem causar doenças graves! Isso inclui a síndrome respiratória aguda grave, identificada na China em 2003, e a síndrome respiratória do Oriente Médio, identificada na Arábia Saudita em 2012.

Quando começaram os surtos do novo Coronavírus?

O novo Coronavírus 2019 começou na China com um grupo de pessoas com pneumonia. A suspeita era de a contaminação estar associada ao consumo de frutos do mar e com o mercado de animais vivos da cidade de Wuhan. Desde então, a doença se espalhou. Contaminou familiares dos primeiros pacientes e profissionais de saúde. Hoje, já são milhares. A doença se propagou dentro da China e em vários outros países. Mas de onde vem o vírus?

É sabido que os coronavírus circulam em uma variedade de animais. Às vezes esses vírus saltam de animais para humanos, o que acontece por uma série de fatores como mutações no vírus e o aumento do contato entre bichos e humanos, por exemplo.

Mers-cov é conhecido por ser transmitido pelo camelo e o sars, pelos gatos civeta. A dinâmica exata da transmissão do vírus ainda não foi descrita. Em geral, os vírus respiratórios são transmitidos através de gotículas de espirros ou da tosse de pessoas contaminadas, ou ainda através de algo que esteja contaminado com o vírus.

 Quais os sintomas do Coronavírus?

Quais os sintomas da doença hoje chamada de cov-19? O que se sabe até agora é que pode haver uma série de sintomas que variam de leves a graves. Pode ocorrer febre e problemas respiratórios, como tosse e falta de ar. Em casos mais graves, houve pneumonia, insuficiência renal e morte.

Como podemos afirmar que uma pessoa está infectada?

A doença pode ser diagnosticada por um teste chamado PCR. Esse teste identifica o vírus com base em sua impressão digital genética. Ainda não há medicamentos específicos para o vírus. O tratamento são os cuidados e o apoio de médicos. Também, não existe a vacina para proteger contra o vírus. Tratamentos e vacinas estão em desenvolvimento.

Como evitar a transmissão do vírus?

Há uma série de práticas de higiene recomendadas para proteger contra a infecção e evitar que a doença se espalhe ainda mais. Elas incluem cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Seja com lenço, máscara cirúrgica ou cotovelo flexionado. Evitar contato com pessoas doentes. O uso apropriado de máscaras e equipamentos de proteção individual também é indicado, principalmente em serviços de saúde. É importante lavar as mãos regularmente com água e sabão ou esfregar com álcool gel.

Ações que podem ser tomadas para prevenir infecções de origem animal incluem: evitar contato desnecessário e desprotegido com animais silvestres, lavar as mãos depois de tocar em animais ou produtos de origem animal e cozinhar completamente qualquer produto de origem animal antes de consumir.

E se você estiver me sentindo mal?

E se você estiver se sentindo mal, é importante que permaneça em casa. Mas se estiver com febre, tosse ou dificuldade para respirar, procure atendimento médico e informe aos agentes de saúde as viagens que fez recentemente.

Revista ProcureAche

Fonte: http://coronavirus.butantan.gov.br/index.php

Deixe um comentário

Your email address will not be published.