maio 22, 2020

Cresce número de crianças com autismo no Brasil

O crescente número de crianças com autismo (TEA – Transtorno de Espectro Autista) tem causado preocupação em famílias, médicos e professores. Em um ano, o número de alunos com TEA de escolas comuns aumentou cerca de 37%, conforme o Censo Escolar, realizado anualmente em escolas públicas e particulares.

Há muitas explicações possíveis para esse aumento aparente, incluindo aumento da conscientização sobre o tema, a expansão dos critérios diagnósticos, melhores ferramentas de diagnóstico e o aprimoramento das informações reportadas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma em cada 160 crianças possui transtorno do espectro autista (TEA). Os sintomas começam na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, as condições são aparentes durante os primeiros cinco anos de vida. Embora algumas pessoas com transtorno do espectro autista possam viver de forma independente, outras têm graves incapacidades e necessitam de cuidados e apoio ao longo da vida.

Indivíduos com transtorno do espectro autista frequentemente apresentam outras condições concomitantes, incluindo epilepsia, depressão, ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O nível de funcionamento intelectual em indivíduos com TEA é extremamente variável.

Para uma maior conscientização, o Curso de Capacitação em Terapia ABA no Autismo tem o objetivo de auxiliar pais, educadores e terapeutas a lidar com a situação. Possui mais de 5 mil alunos formados e foi feito pelo psicólogo e clínico escolar, Fábio Coelho, também pai de dois meninos diagnosticados com espectro autista.

Você não sabe como atuar no desenvolvimento de seu filho, aluno ou paciente com TEA?Atue com uma estratégia definida e obtenha melhores resultados! Para saber mais, acesse https://bit.ly/2XA3HR1

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.