Cacau

Cacau

julho 26, 2018 0 Por admin-site-pa

O Cacau é um fruto do Cacaueiro, que é originário da Bacia do Rio Amazonas na América do Sul.  É através da amêndoa seca do cacau que extraímos a matéria prima do chocolate. Passa pelos processos de fermentação, secagem, torrefação, moagem e prensa (para separação da manteiga de cacau).

Nessa última etapa, se obtém a massa ou licor de cacau (assim chamado, pois sob altas temperaturas apresenta-se fluido), formado por aproximadamente 55% de gordura.

A polpa do cacau possui fibras, glicose e sacarose (energético) além de vitaminas do complexo B e outras substâncias benéficas para o organismo por isso é considerado um alimento funcional, veja quais são estas substâncias:

Feniletilamina: Age no organismo como um neurotransmissor. A feniletilamina estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar.

Teobromina: É um broncodilatador e vasodilatador, o que faz com que seja eficiente no tratamento de asma e de doenças cardiovasculares.

Flavonoides: Os flavonoides são substâncias com capacidade antioxidante que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce.

Cafeína: Age como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta. Relaxa a musculatura lisa e estimula o músculo cardíaco.

Magnésio: A deficiência de magnésio no organismo de mulheres em fase reprodutiva pode levar ao desenvolvimento de sintomas de depressão: ansiedade, irritabilidade, insônia, fadiga e dores de cabeça.

Uma infinidade de benefícios em um só produto, mas vale ressaltar que para o bom aproveitamento desses benefícios é consumir chocolate de qualidade e sem exageros também!

Juliana Corrêa Batistotti
Técnica em Nutrição e Dietética. CRN 176/T