5 Boas Razões para Ir ao Dentista Regularmente

5 Boas Razões para Ir ao Dentista Regularmente

setembro 25, 2018 0 Por admin-site-pa

Durante os check-ups de rotina, é comum que a saúde bucal seja negligenciada. Fazemos exames de sangue, de urina, vamos ao ginecologista ou ao cardiologista com regularidade. Mas quando chega o momento de agendar a ida ao dentista, é comum surgir o questionamento: para quê?

Muitas pessoas entendem a consulta ao dentista como necessária somente diante de problemas já existentes. Mas a verdade é que o cuidado com nossos dentes e boca deve ser constante, assim como se faz com todas as outras áreas da saúde.

Bom, aqui vai 5 boas razões para você transformar a visita ao dentista em um habito de cuidado com a sua saúde:

1) PREVENIR PROBLEMAS BUCAIS

Talvez este seja o principal motivo para ir ao dentista com frequência – por que ir poucas vezes ao dentista para tratar problemas se, indo em consultas regulares, é possível evitar que estes problemas cheguem até você? Os dentes, gengivas, bochechas e língua são muito vulneráveis à ação de bactérias, vírus e fungos, que podem desencadear infecções causadoras de grandes desconfortos.

2) PREVENIR OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE

Você sabia que a saúde da boca reflete diretamente na qualidade da saúde do corpo todo? Começando pela saúde cardíaca: existem bactérias do tártaro dental capazes de atacar o coração, provocando o quadro de endocardite bacteriana – uma séria infecção cardiológica causada pela proliferação de bactérias que habitam a boca e são nocivas ao organismo.

Outras grandes complicações podem estar relacionadas à mastigação: problemas ao mastigar podem ser responsáveis por dores de ouvido agudas, e até por quadros de sinusite.

3) FAZER LIMPEZA PROFUNDA

Ainda que seus hábitos de higiene bucal diários sejam bem executados, a escovação dentária caseira não atinge determinadas regiões mais ao fundo da boca com o mesmo vigor com que limpa os dentes da frente. Esta limitação dos equipamentos de higiene caseiros propicia o acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na gengiva, deixando o ambiente perfeito para infecções.

4) INCENTIVAR AS CRIANÇAS

Para crescer com dentes fortes e saudáveis, é essencial que a criança entenda desde cedo a importância da ida regular ao dentista. E nada é mais eficaz do que o exemplo dos pais. Acompanhe seu filho nas consultas de rotina e o leve junto quando você for consultar. Estimule a criança a conversar com o dentista, a tirar dúvidas e a entender o que está sendo feito, para que o tradicional medo de dentista logo seja desmistificado. Estas pequenas atitudes garantirão um futuro muito mais saudável ao seu pequeno.

5) CUIDAR DA AUTOESTIMA

Aqui vale a máxima: o sorriso é o seu cartão de visitas. Dentes brancos, alinhados, hálito fresco e lábios com aspecto saudável funcionam como estimulantes de nossa autoestima – trazem aceitação de nossa autoimagem, fazendo com que nos sintamos felizes com nossa própria aparência.

E aí, a quanto tempo você não vai ao dentista?

Dica: Dentosul Clínica Odontológica
Hípica – Av. Juca Batista, 3791 – Lj 01 – Fones: (51)3110-6199 / (51)99732-8440
Restinga – Av. João Antônio da Silveira, 1911 – sl 302 – Fones: (51)3250-2171 / (51)99595-3238
www.dentosul.com.br